• Edital de seleção para ingresso no Mestrado e Doutorado. Inscrições abertas de 06/12/2024 a 10/01/2025

    VEJA MAIS

Infraestrutura

Ressonância magnética nuclear - RMN

Ressonância magnética nuclear, ou RMN, é um fenômeno que ocorre quando pulsos de radiofrequência são aplicados sobre uma amostra que está imersa em um campo magnético bastante intenso. Alguns núcleos atômicos irão absorver energia enquanto outros não, dependendo das propriedades magnéticas de cada núcleo. Os sinais de RMN detectados são dependentes do ambiente eletrônico do núcleo e do movimento das moléculas. Por isso a espectroscopia de RMN é uma técnica extremamente informativa sobre a estrutura da matéria.

O Laboratório Baiano de Ressonância Magnética Nuclear (LABAREMN) é um laboratório multiusuário localizado no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e possui um espectrômetro Varian Inova 500 de 11,7 Tesla (operando na frequência de 500 MHz para 1H e 125 MHz para 13C). O LABAREMN visa à aplicação das diferentes técnicas de RMN na determinação estrutural de substâncias que apresentam interesse científico nos diversos campos da ciência. Na aplicação dessas técnicas são atendidos pesquisadores que atuam em diversas linhas de pesquisa entre as quais destacam-se: Química de Produtos Naturais, Síntese Orgânica, Síntese Organometálica, Polímeros, Catálise, Bioquímica, Metabolômica, Análise de Peptídeos – Proteoma e Ciência dos Materiais.

Figura 1. Equipamento Varian Unity INOVA 500 spectrometer (Agilent Technologies, USA).

Responsável: Profa. Elisangela F. Boffo (Coordenação): labaremn@ufba.br">mailto:labaremn@ufba.br">labaremn@ufba.br.

Site: https://labaremn.ufba.br/" target="_blank">https://labaremn.ufba.br/

 

Espectrometria de massas - EM

A Espectrometria de Massas (EM) é uma técnica analítica que promove a caracterização de moléculas por meio da determinação da relação massa/carga (m/z) de íons, podendo ser operada em modos positivo ou negativo de ionização. Entre as principais aplicações, pode-se destacar a utilização na determinação estrutural de moléculas, no estudo e identificação de proteínas, na análise de misturas complexas, quantificação de compostos e verificação da distribuição isotópica.

Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectrométricas (LACE) é um laboratório multiusuário, localizado no 5º andar (sala 518) do Instituto de Química da UFBA, que possui um Cromatógrafo Líquido de Alta Performance acoplado à Espectrômetro de Massas de Alta Resolução (UPLC-MS, Xevo G2-XS ToF, Waters) com gerador de nitrogênio, adquiridos via Edital CT-INFRA 2010 para o subprojeto LIMCET III (convênio UFBA 110234, subprojeto LIMCET III). O LACE tem como objetivo a determinação de massas exatas de compostos orgânicos naturais e sintéticos, caracterização e medida semi-quantitativa de perfil metabólico (análise metabolômica e lipidômica). Tais medidas são realizadas em diferentes matrizes, tais como: plantas, microrganismos, células, amostras biológicas/biofluidos, entre outras. O instrumento tem atendido aos interesses de pesquisa de docentes do Instituto de Química das áreas de Química Analítica, Orgânica e Inorgânica, destacando-se as linhas de pesquisa de Produtos Naturais, Metabolômica, Síntese Orgânica e Nanomateriais.

Figura 2. Equipamento UPLC-MS (Xevo G2-XS, Waters).

Responsável: Profa. Gisele A. B. Canuto (Coordenação): lace@ufba.br">mailto:lace@ufba.br">lace@ufba.br

Site: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/15999">https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/15999

Português, Brasil