• Exame Unificado de Química (SBQ) - Edição 2024/2

    Confira aqui as datas para a edição 2024/2 do Exame Unificado de Química, a nova forma de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA.
    VEJA MAIS
  • III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA - 2024

    Estão abertas as inscrições para o III Encontro do PGQUIM. O prazo para submissão de trabalhos é dia 11/10/2024.
    VEJA MAIS

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa em Química Analítica
 

O foco principal das pesquisas desenvolvidas pelo GPQA tem sido obter informações químicas confiáveis por meio do desenvolvimento de métodos rápidos com detectabilidade aprimorada que sejam ecologicamente corretos e principalmente direcionados a sistemas mais complexos para atender à demanda da sociedade. Vale destacar que os estudos propostos estão sendo realizados por alunos de pós-graduação e de iniciação científica, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e conscientes dos problemas ambientais e das possíveis soluções, incentivando o uso dos conceitos da Química Verde e da sustentabilidade, tanto para a área de educação nos diferentes níveis como para a indústria. 

 

Grupo de Pesquisa em Química de Produtos Naturais - GPPN - Lab 506
 

Os pesquisadores e discentes que atuam no GPPN desenvolvem pesquisas na área da química de produtos naturais. Isolam e identificam metabólitos especializados de frutos regionais, plantas endêmicas e medicinais do Estado da Bahia, realizam transformações químicas em suas estruturas, ensaios biológicos e quantificam metabólitos de interesse em matrizes vegetais, frutos ou produtos derivados.

 

 

Grupo de Pesquisa em Química Analítica Aplicada Ambiental
 

O Grupo  tem como atividades o desenvolvimento e otimização de métodos analíticos verdes e sustentáveis, com preocupação na minimização dos impactos ao meio ambiente. Síntese, caracterização de nanomateriais magnéticos com aplicação em química analítica. Uso de inteligência artificial (IA) e ferramentas quimiometricas para análise multivariada de dados para avaliação da qualidade ambiental, segurança alimentar e de risco a saúde. O grupo tem interesse na investigação de elementos essenciais, poluentes orgânicos e inorgânicos, além de compostos de importância alimentar (compostos fenólicos bioativos) presentes em diversos tipos de amostras (ambientais, agronômicas, alimentos e combustíveis).

 

 

Grupo de Síntese de Materiais Moleculares Funcionais
 

Os cristais líquidos (CLs) são materiais orgânicos capazes de apresentar um estado intermediário da matéria caracterizado pela combinação de organização molecular e fluidez. Essa propriedade torna os CLs materiais de destaque para dispositivos eletro-ópticos, tais como displays, OLEDs, LCDs, semicondutores, células fotovoltaicas e etc. No GM2F, nosso objetivo é preparar CLs inéditos e funcionais através de reações químicas já descritas na literatura. Além da síntese, também realizamos estudos térmicos e fotofísicos multidisciplinares em colaboração com outras universidades.

 

 

Grupo Pesquisa em Síntese Química Sustentável e Aplicada - GPSQ
 

O GPSQ desenvolve novas metodologias sintéticas sustentáveis aplicadas na síntese de substâncias com potencial atividade biológica e aplicação tecnológica. Para manter a ênfase em sustentabilidade, nossas pesquisas se caracterizam pelo uso de mecanoquímica e micro-ondas como promotores de reações químicas, e no emprego de derivados da biomassa como reagente para síntese orgânica no desenvolvimento de novos métodos de síntese de carbocíclos e heterociclos. Recentemente, o grupo tem se dedicado à síntese estereosseletiva de substâncias bioativas.

 

LAPESBI - Laboratório de Pesquisa em Substâncias Bioativas
Coordenador: Prof. Ronan Batista 
 

O Laboratório de Pesquisa em Substâncias Bioativas (LAPESBI) se propõe ao estudo químico e biológico de espécies da flora e fauna do Estado da Bahia, visando o isolamento, identificação/elucidação estrutural e avaliação de atividades biológicas de seus produtos naturais. Além disso, o LAPESBI também propõe a síntese orgânica de novos derivados mais ativos a partir da modificação estrutural de produtos naturais abundantes, buscando-se novas moléculas de interesse nos mercados farmacêutico, biológico e agroquímico, o que promoverá o desenvolvimento econômico da população da Bahia a partir da exploração sustentável de sua biodiversidade.

 

 

Laboratório de Química de Microrganismos

 

No Laboratório de Química de Microrganismos são desenvolvidas atividades focadas na obtenção e caracterização de substâncias orgânicas provenientes de fungos filamentosos. Tais substâncias podem ser isoladas a partir do metabolismo especial de diferentes fungos ou serem obtidas mediante reações de biotransformação. A avaliação das atividades biológicas das substâncias obtidas também é de interesse do grupo.

 

 

IDEIA - Grupo de Investigação, DEsenvolvimento e Inovações Analíticas
 

O Grupo de Investigação, DEsenvolvimento e Inovações Analíticas (IDEIA) atua na formação de profissionais graduados e pós-graduados através de ações de ensino, pesquisa e extensão em temas envolvendo a química ambiental, combustíveis e alimentos. Na área da Química Analítica, o IDEIA realiza estudos para o desenvolvimento de estratégias e inovações envolvendo, principalmente, métodos óticos de análises e técnicas de separações com o objetivo de obtenção de procedimentos limpos e com menor impacto ambiental.

 

 

Grupo de Pesquisa em Bioanalítica e Metabolômica Clinica - BioMet
 

O BioMet desenvolve pesquisa em metabolômica clínica, na qual utilizamos instrumentos robustos, baseados em espectrometria de massas acopladas a técnicas de separação, para compreender o metabolismo de diferentes doenças. Para tanto, aliamos a informação analítica à ferramentas de processamento de dados e quimiometria. Nossas atividades englobam o desenvolvimento de protocolos para extração de metabólitos presentes em matrizes biológicas, bem como métodos de análises cromatográficas para metabolômica untargeted. Alguns de nossos trabalhos focam no estudo de doenças negligenciadas (leishmaniose e Doença de Chagas), emergentes (zika vírus), câncer (oral, mama, etc.) e alterações na microbiota.

 

 

Laboratório de Química Analítica - LQA
 

O LQA é um grupo de pesquisa criado em 2002 e lotado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. O projeto envolve uma equipe de pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, envolvidas em diversos temas da Química Analítica e áreas correlatas. As principais linhas de pesquisa do grupo são: Química Ambiental, Química Analítica Aplicada, e Separação e Pré-concentração.

 

 

Grupo de Fotocatálise e Materiais Semicondutores - FOTOMS
 

O FOTOMS desenvolve pesquisas voltadas ao preparo de novos materiais semicondutores com propriedades optoeletrônicas adequadas para aplicação na geração fotocatalítica de H2 pela divisão da água com luz solar como uma alternativa para produzir hidrogênio verde (H2V). A divisão fotocatalítica da água com auxílio de um semicondutor, mimetizando a fotossíntese, é considerada uma tecnologia disruptiva e promissora no médio prazo. A fotoeletrólise da água realizada pela primeira vez no início da década de 70 ainda apresenta diversos desafios, cujos principais são elevar a fotoeficiência quando se usa energia solar natural e a produção em larga escala. 

 

 

Laboratório de Nanomateriais Funcionais
 

As pesquisas no Laboratório de Nanomateriais Funcionais (LNF) se concentram no design, síntese e caracterização de materiais nanoestruturados para aplicações agroambientais e biotecnológicas. Diferentes abordagens de síntese são empregadas para produzir nanomateriais 0D, 1D e 2D (ex: quantum dots, nanopartículas metálicas, nanofibras poliméricas e cerâmicas, grafeno etc.) e nanocompósitos com propriedades aprimoradas e potencial para o desenvolvimento de sensores químicos e plataformas para remediação ambiental. Os trabalhos desenvolvidos no LNF são altamente interdisciplinares, envolvendo principalmente as áreas de Química, Nanotecnologia e Engenharia de Materiais.

 

 

Laboratório de Catálise e Materiais - LABCAT
Participantes: Profa. Heloysa M. C. Andrade, Prof. Raildo A. F. Junior, Profa. Fernanda T. Cruz e Prof. Mauricio B. dos Santos
 

Fundado em 1983 pela Profa. Dra. Heloysa M. C. Andrade, o LABCAT foi formalizado no CNPq em 1992. Vem atuando no desenvolvimento de materiais avançados para processos de adsorção e catálise heterogênea com foco ambiental e sustentável, aliado a formação de recursos humanos. As principais linhas de pesquisa são o abatimento de NOx e SOx; produção, purificação e uso de hidrogênio sustentável; conversão de biomassa, de biogás e gás natural; produção de combustíveis líquidos sustentáveis; aproveitamento de resíduos; captura e conversão de gases de efeito estufa e poluentes emergentes. Agências de fomento: FINEP; CNPQ; FAPESB. Empresas parceiras: Petrobrás; SHV Energy, GIZ/AHK, etc.

 

 

Laboratório de Termodinâmica, Espectroscopia e Cinética Computacional - LaTEC
 

O LaTEC-UFBA tem aplicado e desenvolvido modelos teóricos para a termodinâmica estatística e cinética química. Mais especificamente, nosso grupo de pesquisa tem introduzido correções da anarmonicidade torcional em funções de partição rovibracionais, objetivando a determinação acurada de constantes de velocidade térmica para reações relevantes para os mecanismos de combustão. No aspecto da espectroscopia molecular, tem-se utilizado o estado da arte em termos de métodos de estrutura eletrônica para a obtenção de espectros de sistemas moleculares relacionados a química atmosféria e astroquímica.

 

 

Grupo de Pesquisa em Química Coloidal e de Interfaces
 

O grupo desenvolve pesquisa básica e aplicada na área de Química Coloidal e de Interfaces, focando, principalmente, em sistemas coloidais, como espumas, emulsões e suspensões, formados por surfactantes, polímeros e nanomateriais em solução. Os estudos têm por objetivo a compreensão dos fenômenos físico-químicos envolvidos na formação e estabilidade desses sistemas, bem como em seu  uso no desenvolvimento de novos materiais e de formulações com potencial aplicação na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia, dentre outras.

 

 

Grupo de Pesquisa em Cromatografia (GPC)
 

O Grupo de Pesquisa em Cromatografia (GPC) atua no desenvolvimento, otimização, validação e aplicação de métodos focados na química analítica verde empregando técnicas de separação e identificação convencionais (GC-MS) e avançadas (GC-MS/MS e GC×GC). Os métodos de preparo de amostras envolvem miniaturização, microextração e automação. A formação de recursos humanos ocorre em duas áreas principais de aplicação: Energia (combustíveis fósseis e biocombustíveis) e Meio ambiente (marcadores e biomarcadores). O grupo atua também em parceria com instituições externas.

 

Português, Brasil